O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

JORNALISTA FRANCISCO BRANDAO NO PORTO

15 setembro, 2010 - 03:00 - Francisco Brandão

Porto de Luiz Correia em obras.

Chega a ser abusiva (de antipática mesmo) a propaganda governamental e eleitoral de Wilson Martins, bem como o discurso da oposição quanto ao "Porto do Piauí", na cidade luizcorreiense. Pois bem, estivemos lá e é preciso que se diga algumas verdades sobre o tema.



Que a obra estava parada por um longo tempo isso todos sabemos, mas não foi "apenas" a vontade de Wellington Dias e esforços de seu STAFF que motivou o andamento do trabalho por lá, tem dinheiro do verborrágico do Mão Santa que destinou emenda de 15 milhões de reais de um total de 56 milhões necessários. Outra disfunção entre o que pregou o governo estadual, e o que ‘prometeu’ o federal. Foi a inauguração do porto em dezembro de 2009, quando Pedro Brito (aquele que é MINISTRO), disse nunca ter prometido tal façanha.



Sobre isso, a nova promessa é para que dezembro de 2010 (isso mesmo, daqui TRÊS meses!) o quase finado Porto esteja pronto. Aos desacreditados a informação não é de toda enganosa muito menos complentamente verdade, ainda este ano vai estar concluída a PRIMEIRA de QUATRO etapas das obras. Trata-se da construção do pier(foto acima), ainda vai vir o alargamento de 11 para 16 metros do atracadouro, uma parte do Porto de Luiz Correia terá que ser aterrada e ainda tem a construção de um complexo para o embarque e desembarque de cargas. Segundo o engenheiro residente do Porto de Luiz Correia, Abdias Gomes Neto, SE e somente SE as obras não pararem e os recursos estiverem garantidos somente em QUATRO anos, ou seja 2014, o local estará em pleno funcionamento.



Outra coisa: dizer que o Porto de Luiz Correia vai virar uma marina é como ter uma Ferrari e não passar a terceira marcha. A marina precisa existir, pois há nicho para este tipo de mercado, mas sua construção se faz necessária em outro ponto do nosso litoral e não em substituição ao porto.



O governador Wilson Martins prega também em sua propaganda institucional e eleitoral que "que centenas de homens trabalham no local dia e noite". Não é bem assim, a Paulo Brígido Engenharia que faz parte do Consórcio Staff Construtora não seria boba em colocar mão de obra apenas para "engrossar o caldo", afim de mostrar somente que estão trabalhando. E também não vamos aqui dizer que as obras estão ou vão parar, NÃO É VERDADE!.



Aproveito para chamar atenção não apenas da população que mora na praia, mas também de todos os piauienses: TEM POLÍTICO ENCHENDO A BOCA PRA FALAR DO PORTO DE LUIZ CORREIA E NUNCA TOMOU, SEQUER, BANHO DE MAR NA VIDA!



Queremos o Porto do Piauí funcionando, energia elétrica de qualidade, junto com a existência da ZPE de Parnaíba, aeroporto João Silva Filho recebendo vôos não apenas do malote dos Correios ou de político em eleição e os Tabuleiros Litorâneos produzindo conforme sua capacidade. Mas também não queremos mais uma chuva de mentiras e boatos que só atrapalham o crescimento da região e fazem nossa gente servir de chacota.



Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário