O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ETAPA FINALIZADA ANTES DO PRAZO


Foto: Proparnaiba.com
O Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, avançou mais uma etapa. As construtoras que formam o consórcio responsável pelas obras concluíram na semana passada, com 17 dias de antecedência, as cravações das estacas de sustentação dos 200 metros de cais.

Esta é a penúltima fase da primeira etapa da construção. Até o dia 15 de janeiro será concluída a concretagem de toda a extensão do cais, que até o momento já consumiu quase 2,3 mil sacos de cimento, cerca de 16,5 mil quilos. As obras da última fase da primeira etapa serão iniciadas no dia 3 de janeiro do próximo ano. A secretária estadual dos Transportes, Norma Sales, visitou as obras do Porto na manhã desta quinta-feira (23).
Segundo o engenheiro Heitor Gil Castelo Branco, da Staff Construtora, a empresa piauiense que participa da obra, a próxima fase, marcada para começar no início de 2011, consiste no alargamento do cais, que passará de 12 para 16 metros, e no reforço de sua estrutura, o que vai permitir a operação com navios de até 70 mil toneladas. Na largura atual, de 12 metros, somente navios de até 30 mil toneladas teriam condições de atracar em Luís Correia. Na fase anterior, foram cravadas 336 estacas de concreto, cada uma delas com 25 metros de extensão e um peso de 17 toneladas.
As obras de alargamento vão durar 12 meses, devendo ser concluídas no final do ano que vem. Serão cravadas mais de 400 estacas de aço, com 60 centímetros de diâmetro e 25 metros de profundidade.
Heitor Gil Castelo Branco adiantou que dentro de três meses deverá ser realizada a licitação pública para a construção da terceira etapa do Porto de Luís Correia, que inclui o aterro de retaguarda, a cortina de contenção do aterro e a área do retroporto. “Na área aterrada, vão ser instalados os escritórios e armazéns”, explica o engenheiro.
Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Porto de Luís Correia terá uma profundidade de 12,5 metros, igual a do porto do Rio de Janeiro. Paradas há décadas, as obras do porto piauiense foram reiniciadas no ano passado.
Ccom.
Edição e foto: Proparnaiba.com

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