O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MOMENTO IDEAL


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O momento ideal para o PI lutar pela conclusão do seu porto

quinta, 03 de fevereiro de 2011 • 11:12

Visão da maquete do Porto de Luis Correa (PI)

Este é um bom momento para o estado do Piauí, reivindicar a conclusão do seu porto marítimo, num momento em o país está sob a ameaça de sofrer um colapso, um apagão portuário, devido às condições em que os grandes portos brasileiros estão operando.
 
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem cerca de 260 pontos de gargalo nos portos nacionais, dos quais os portos de Vitória (ES), Itaqui (MA), Pecém (CE), Rio Grande (RS) e Santos (SP) têm maior demanda de atenção, o que poderá salvar o Brasil de um "apagão portuário" nos próximos anos. Neste contexto, estima-se cerca de US$ 38 bilhões em investimentos para que o setor portuário brasileiro não entre em colapso até 2015.
 
No Maranhão, de acordo com informativos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, o porto necessita de R$ 82,1 milhões para a construção de um novo atracadouro (berço 108, projetado para a porção norte do cais), para aumentar a movimentação de granéis líquidos e liberar os demais berços para movimentação de outras cargas. Os recursos viriam do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
 
As obras em andamento no Itaqui, que recebeu no ano passado do Governo Federal R$ 126 milhões para a construção do berço100, recuperação do berço 102 (concluída) e  dragagem dos berços 100 ao 103 e a retroárea do berço 101 (em andamento). Na opinião dos representantes da Emap, a perspectiva é de que o porto do Itaqui se torne uma boa alternativa do Norte e Nordeste para movimentação de grãos, minério, defensivos agrícolas, derivados de petróleo e carga geral.
 
No caso de produtos agrícolas, está em processo de implantação no Itaqui o projeto do Terminal de Grãos do Maranhão, com um orçamento inicial de R$ 280 milhões e que deve ser iniciado ainda neste ano, com previsão de movimentar cinco milhões de toneladas já no começo de 2012 e até 15 milhões de toneladas no ápice de sua capacidade de operação.
 
O porto de Luís Correa, pode muito bem ser vendido como uma opção para desafogar os portos do Itaqui, Pecem, Santos e Recife e como escoamento da produção piauiense de soja e de minérios. Que invés de serem exportados pelo porto cearense, serão exportados pelo porto piauiense.  

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

sábado, 29 de janeiro de 2011

REFORCO DO CAIS do PORTO DE LUIS CORREIA - PIAUI - BRASIL

Embarcaram Quinta feira , dia 27 de janeiro de 2011, em Sao Paulo, parte das estacas metalicas que serao cravadas para o reforco do cais.

Tecnicos do CONSORCIO STAFF CONSTRUTORA / PAULO BRIGIDO ENGENHARIA  aguardam ansiosos as estacas para imediata cravacao ( Reforco do Cais).

Com o reforco, o cais do porto de Luis Correia, podera receber navios de ate 70 mil toneladas.

Os navios PANAMAX ( 60 mil toneladas) poderao aportar no nosso porto.

Podera tambem receber navios com calado de ate 12 metros.

O edital da dragagem da profundidade de 12,50 metros esta sendo providenciado pela SECRETARIA DE PORTOS DO BRASIL.

Nosso porto em breve podera contar com modais de : AEROVIA, RODOVIA, FERROVIA E HIDROVIA, esta com 1200 km de extensao ( Rio Parnaiba - une PIAUI e MARANHAO).

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CONSORCIO FINALIZA ETAPA


Construtoras finalizam nova etapa do Porto de Luís Correia

segunda, 27 de dezembro de 2010 • 12:44
CCOM
As construtoras que compõem o consórcio responsável pelas obras do Porto de Luís Correia finalizaram mais uma etapa de estruturação da obra. Todas as 336 estacas necessárias para a sustentação dos 200 metros do porto foram cravadas antes do prazo no cronograma inicial.

“Essa é a parte mais importante da obra. Agora, com a conclusão dessa etapa, iniciamos o processo de concretagem das estacas. Prevemos que até o dia 15 de janeiro de 2011 estará finalizada”, informa a secretária estadual dos Transportes, Norma Sales.

A última etapa da primeira fase será iniciada no início de 2011. O projeto inclui o alargamento do cais, que passará de 12 para 16 metros, e no reforço de sua estrutura, o que vai permitir a operação com navios de até 70 mil toneladas.

“A segunda etapa, que também já foi iniciada paralelamente, dá conta do reforço do cais. Nela, iremos substituir estruturas metálicas que estejam desgastadas. Essa fase é de grande importância, pois reforça as laterais do porto, onde os navios atracam”, disse Norma Sales.

A previsão é que os trabalhos da segunda fase do projeto estejam concluídos até o mês de julho de 2011. Esse será o passo para o início da terceira etapa da conclusão da estrutura do Porto de Luís Correia.

“No terceiro momento, estaremos focados na infraestrutura do porto como um todo. Para tal, conseguimos recursos do PAC 2 e já estamos estruturando o projeto e o cronograma de repasses dos recursos do governo Federal para o Piauí”, garante a secretária dos Transportes.

O Porto de Luís Correia integrará o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, que abrirá as portas do Estado para o comércio internacional, principalmente de insumos agrícolas.

“O porto vai reforçar o crescimento do comércio do Piauí. Teremos mais uma modalidade de transporte e, assim, importações e exportações facilitadas. A comunicação com os outros estados do Brasil também será incrementada”, analisa Norma Soles.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ETAPA FINALIZADA ANTES DO PRAZO


Foto: Proparnaiba.com
O Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, avançou mais uma etapa. As construtoras que formam o consórcio responsável pelas obras concluíram na semana passada, com 17 dias de antecedência, as cravações das estacas de sustentação dos 200 metros de cais.

Esta é a penúltima fase da primeira etapa da construção. Até o dia 15 de janeiro será concluída a concretagem de toda a extensão do cais, que até o momento já consumiu quase 2,3 mil sacos de cimento, cerca de 16,5 mil quilos. As obras da última fase da primeira etapa serão iniciadas no dia 3 de janeiro do próximo ano. A secretária estadual dos Transportes, Norma Sales, visitou as obras do Porto na manhã desta quinta-feira (23).
Segundo o engenheiro Heitor Gil Castelo Branco, da Staff Construtora, a empresa piauiense que participa da obra, a próxima fase, marcada para começar no início de 2011, consiste no alargamento do cais, que passará de 12 para 16 metros, e no reforço de sua estrutura, o que vai permitir a operação com navios de até 70 mil toneladas. Na largura atual, de 12 metros, somente navios de até 30 mil toneladas teriam condições de atracar em Luís Correia. Na fase anterior, foram cravadas 336 estacas de concreto, cada uma delas com 25 metros de extensão e um peso de 17 toneladas.
As obras de alargamento vão durar 12 meses, devendo ser concluídas no final do ano que vem. Serão cravadas mais de 400 estacas de aço, com 60 centímetros de diâmetro e 25 metros de profundidade.
Heitor Gil Castelo Branco adiantou que dentro de três meses deverá ser realizada a licitação pública para a construção da terceira etapa do Porto de Luís Correia, que inclui o aterro de retaguarda, a cortina de contenção do aterro e a área do retroporto. “Na área aterrada, vão ser instalados os escritórios e armazéns”, explica o engenheiro.
Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Porto de Luís Correia terá uma profundidade de 12,5 metros, igual a do porto do Rio de Janeiro. Paradas há décadas, as obras do porto piauiense foram reiniciadas no ano passado.
Ccom.
Edição e foto: Proparnaiba.com

CAIS JA ESTA COM 200 METROS


Primeira etapa das obras do Porto de Luís Correia é finalizada

quinta, 23 de dezembro de 2010 • 09:27
Obras do Porto de Luís CorreiaPor Karllene Costa

A secretária de Estado dos Transportes, Norma Sales, estará em Luís Correia, nesta quinta-feira (23) para visitar as obras do porto. O objetivo da viagem será a avaliação da cravação da última estaca do cais que foi realizada em 14 de dezembro.

Com a cravação desta estaca, a primeira etapa das obras do Porto de Luís Correia foi finalizada. O cais do Porto de Luís Correia tem 200 metros e terá capacidade para aportar navios com até 30 mil toneladas.

Em janeiro de 2011, serão iniciadas as obras de reforço do cais, que passará a ter capacidade para aportar navios com até 70 mil toneladas. A previsão para o término do reforço de concreto é de julho de 2011.

SECRETARIA VISITA PORTO DE LUIS CORREIA DIA 23 DEZ


Secretária de Transportes visita obras do Porto de Luís Correia

quarta, 22 de dezembro de 2010 • 14:30
Fonte: ASCOM
Fotos: Divulgação

A Secretária de Estado dos Transportes Norma Sales estará em Luís Correia, nesta quinta-feira (23) para visitar as obras do porto. O objetivo da viagem será a avaliação da cravação da última estaca do cais que foi realizada em 14 de dezembro.

Com a cravação desta estaca, a primeira etapa das obras do porto de Luís Correia que estavam previstas para terminar em 31 de dezembro, foram finalizadas. O cais do Porto de Luís Correia tem 200 metros e terá capacidade para aportar navios com até 30 mil toneladas.



Em janeiro de 2011, serão iniciadas as obras de reforço do cais. Com o reforço, o cais passará a ter capacidade para aportar navios com até 70 mil toneladas. A previsão para o término do reforço de concreto é de julho de 2011.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FATO RELEVANTE

  • CRAVA-SE HOJE, 14 DE DEZEMBRO DE 2010, A ULTIMA ESTACA DE CONCRETO DO CAIS DO PORTO DE LUIS CORREIA. DE UM TOTAL DE 336, (N.59/2008).
  • ATINGE-SE ASSIM OS 200 METROS DE CAIS, CONFORME PROJETO.
  • CUMPRE-SE TAMBEM, ANTECIPADAMENTE A META DE 31 DE DEZEMBRO, DO CONSORCIO STAFF / PAULO BRIGIDO, PARA OS 200 METROS DE CAIS.
  • INICIAR-SE-A EM 3 JAN O SEGUNDO CONTRATO (34/2010) - REFORCOS DAS ESTRUTURAS. PRAZO DE EXECUCAO DE 12 MESES.

Eng. Heitor Gil Castelo Branco
Diretor Consorcio STAFF / PAULO BRIGIDO