O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CRAVACAO DE ESTACAS MODULO 3


01/11/2010

Concluída mais uma etapa das obras do porto de Luis Correia

A cravação de estacas do módulo três do porto de Luís Correia, na região Norte do Piauí, foi concluída no início da semana passada e em cerca de 40% dele já foi feita a concretagem. Agora, os operários vão começar a cravar as estacas do módulo quatro, penúltima etapa de construção do píer de 200 metros.

A última será o alargamento do próprio píer para 16 metros. Segundo o engenheiro civil Abdias Gomes Neto, eng residente das obras do porto, o trabalho de cravação das estacas e concretagem do módulo quatro deverá ser concluído até o final do mês de novembro. Uma estaca mede 25 metros e pesa aproximadamente 12 toneladas e até chegar ao local de cravação percorre de barco um percurso de dois quilômetros.

Ela é içada por um guindaste de 70 toneladas e cravada com bate estacas. “Se não acontecer algum imprevisto, o que é sempre possível em construção civil, o quarto bloco ficará pronto em pouco mais de um mês”, garante o engenheiro. Abdias Neto explica que o projeto inicial do porto previa um píer de 12 metros de largura, mas o novo projeto prevê seu alargamento para 16 metros. Com o novo píer e a dragagem da área, o porto terá condições de operar com embarcações de grande calado.

A profundidade na área do píer ficará em 12,50 metros, igual a do porto do Rio de Janeiro. As obras do porto de Luís Correia, paradas há décadas, foram reiniciadas no ano passado. Ele será um dos melhores portos brasileiros pela sua intermodalidade de rodovia, aerovia, ferrovia e hidrovia. Somente na conclusão da primeira etapa, o investimento chega a R$ 64 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Um comentário:

  1. Um sonho se torna realidade graças ao empenho dos que acreditam anos potencialidades do Piaui. Ao nosso engenheiro parabéns pelo serviço do porto de Amarração, creio que vai embalado com o poder da credibilidade. parabéns aos trabalhadores que estão todo dia nesta empreitada, nosso muito obrigado pelo pac que acreditou na possibilidade de apoio ao empreendimento que vai integra rodovia, hidrovia e ferrovia como transporte aeroviareo.

    ResponderExcluir