O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

quarta-feira, 31 de março de 2010

Porto de Luís Correia será alfandegado e terá padrões de segurança norte-americanos

25/01/10, 14:22




Porto de Luís Correia terá padrões de segurança norte-americanos

Secretário de Transportes garante que obra será concluída no primeiro semestre de 2011.

As obras do porto de Luís Correia já geraram muita polêmica e continuam sendo motivo de troca de farpas entre governo e oposição. Iniciado há mais de 30 anos, o terminal portuário tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2011, de acordo com o secretário de Transportes, Alexandre Nogueira. Apesar das acusações de atraso, Alexandre afirma que as obras estão dentro do prazo e que passam por uma nova fase, onde serão reforçadas as estruturas que já exisitiam.

Com as alterações, o calado do porto passará de 10 para 12 metros, podendo receber navios de maior porte. "Antes, o porto estava programado para receber apenas derivados do petróleo. Com essa ampliação, poderá receber outras cargas e desafogar a demanda de Pecém, por onde eram também escoada a produção piauiense", disse o secretário.



A possibilidade de exportar seus produtos sem precisar depender dos portos vizinhos, também implicará maiores responsabilidades. Segundo Alexandre Nogueira, para receber e transportar mercadorias dos Estados Unidos, por exemplo, o terminal de Luís Correia terá de contar com um aparato de segurança dentro dos padrões norte-americanos. "Depois do atentado às torres gêmeas em 2000, os EUA tornaram mais rígidas as exigências em relação aos portos. Todos aqueles que fazem contato com o país devem ter o mesmo nível de segurança e o porto de Luís Correia estará preparado para isso".

O secretário garante ainda que o escoamento de grãos e dos produtos da fruticultura não dependeram, em um primeiro momento, das ferrovias e da hidrovia pretendida pela secretaria. "Estamos estudando a recuperação do ramal ferroviário entre Paulistana e Teresina e o funcionamento da hidrovia do rio Parnaíba, entre Santa Filomena e Teresina", afirma Alexandre Nogueira sobre os próximos passos da Secretaria de Transportes.

Um comentário:

  1. Heitor, apenas reitero o que já havia dito em particular prá vc...parabéns pela iniciativa (do blog), pela coragem (afinal trata-se de um caso polêmico com 30 anos de idade..)e força nessa mega empreitada!!! Abração!!

    Oc. Luiz Roberto D. Poggetto

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