O Porto de Luis Correia possui uma vantagem competitiva considerável por ser o único no Brasil a localizar-se na embocadura de um rio com 1200 km de hidrovia. (Renato Santos Junior)

domingo, 11 de abril de 2010

OBRAS DO PORTO DE LUIS CORREIA ACELERAM

Obras aceleram para inauguração em 2011


As obras no porto de Luís Correia estão caminhando em ritmo acelerado para a inauguração no ano que vem.

Paralisado há 27 anos, o porto já teve a primeira etapa concluída no mês passado e segue para o início da segunda fase. “Estamos com 40% do primeiro contrato executado e terminamos as etapas de acesso ao cais, recuperação das estacas, vigas e lages da parte superior”, explica o engenheiro responsável, Heitor Gil Castelo Branco.

Com estacas cravadas há mais de 20 anos e expostas às alterações climáticas, o engenheiro destaca que as próximas fases não serão mais de recuperação. “Começaremos agora a construir efetivamente. Cravaremos estacas nos módulos três e quatro e até final do ano teremos um cais com 200 metros. Atualmente, o cais tem 50 metros”, diz Heitor Gil.

Com 98 funcionários trabalhando no canteiro de obras do litoral, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Nogueira, enfatiza que o terminal de Luíz Correia está totalmente dentro do cronograma. “O porto vai ser extremamente importante para o escoamento da produção dos Tabuleiros Litorâneos e da Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE). A distância entre a ZPE e o porto é de apenas 18km”, avalia Alexandre, que esteve há duas semanas visitando as obras junto com o secretário geral do Conselho Nacional da ZPE.

“A obra do porto é muito importante para que a ZPE entre em operação e os técnicos ficaram felizes com o que viram em Luís Correia”, completou. Utilizando o porto de Itaqui (MA) para receber o combustível que abastece o Estado, a conclusão do Porto diminuirá o valor da mercadoria, já que haverá redução significativa no valor do frete cobrado de São Luís para Teresina. O projeto ainda inclui um terminal pesqueiro, com espaço para armazenar contêineres de exportação. “Nossa previsão é que no ano que vem o porto entre em operação”, frisa o secretário. (S.B.). Fonte: JORNAL MEIO NORTE 11 ABR 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário